© LUIS FILIPE MARQUES 2012. BY SLAB

Tese de Mestrado

Tecnologias de Informação Geográfica e Monitorização Ambiental em Contexto Africano

Clique para aceder ao documento:

Tese de Mestrado

A dissertação sustenta-se na ideia que as Tecnologias de Informação Geográfica, nomeadamente a Deteção Remota, o Sistema de Posicionamento Global, a Cartografia Digital e os Sistemas de Informação Geográfica são, atualmente, insubstituíveis na monitorização ambiental bem como noutros domínios com forte conotação espacial. Quando as ações de monitorização e de proteção ambiental decorrem em países em desenvolvimento, nomeadamente africanos, observa-se, regra geral, a insuficiência ou mesmo inexistência de informação geográfica para concretização de projetos.

Neste contexto, o recurso a informação partilhada disponível na internet requer as operações seguintes: identificação de servidores remotos que disponibilizam informação geográfica pertinente, avaliação da qualidade dessa informação, estruturação de informação multifontes em bases de dados com coerência e completude, identificação e aplicação de técnicas avançadas de análise.

Centrada na ideia e nas operações enunciadas, a dissertação desenvolve-se em torno duma proposta de modelo de infraestrutura de dados espaciais baseado em informação partilhada em portais internet para dar resposta a um projeto relacionado com a distribuição das comunidades de chimpanzés (Pan troglodytes verus) na região da Guiné-Bissau e com a sua relação com as comunidades humanas locais. A informação geográfica inserida no modelo é trabalhada em Sistemas de Informação Geográfica de forma a ser visualizada na plataforma Google Earth.

 

Clique nos links para saber mais:

Estruturação de IG  |   Tratamento de Integração de IG   |   Disponibilização e Visualização de IG

 
Para visualizar os documentos PDF necessita de ter instalado o  Acrobat Reader